segunda-feira, 29 de agosto de 2011

BNB financia [Eólica abastece 100% de pousada

Estabelecimento turístico no Porto da Dunas instala torre eólica para 
alimentação própria de energia


    Com inúmeros empreendimentos no setor de energia eólica no Ceará tomando evidência em leilões nacionais e recebendo investimentos até de fora do país, a ideia de ter os ventos como principal fonte de energia cresce e toma forma no estado. A dona da pousada Canto dos Poetas, no Porto das Dunas, Vera Crivelli, objetivou isso e, a partir de segunda-feira próxima, terá uma torre eólica de 15 metros instalada nas dependências de seu estabelecimento.

             “Comecei a pensar na energia eólica aqui e conheci uma pessoa que me levou até o Fernando Ximenes (engenheiro que desenvolveu o projeto)”, conta ela como começou a colocar em prática sua ideia.
De acordo com Ximenes, a torre terá uma capacidade de 3,8 quilowatts de potência e alimentará os cinco chalés e três apartamentos da pousada, além das piscinas e toda iluminação dos cerca de seis mil metros quadrados do lugar.

              Em média, serão dois anos e meio para que o investimento de Vera seja reembolsado. Porém, a independência energética de seu estabelecimento será imediato com o funcionamento da torre de energia eólica.
Colocando em prática a ideia pioneira, Vera buscou financiamento do Banco do Nordeste (BNB) e teve aprovados R$ 50 mil para as obras.

Demanda elevada

             "Hoje, a gente tem uma demanda nessa linha de crédito muito grande. Porém, para surpresa nossa, a solicitação apresentada pela dona Vera teve um diferencial importante", ressaltou Márcio carneiro de Mesquita, gerente da agência do BNB onde a quantia foi contratada.
Segundo Carneiro, o projeto apresentado pela proprietária da pousada é o primeiro a contratar financiamento para este tipo de aplicação e também o primeiro a ser financiado pelo BNB. “Seria interessante se nós tivéssemos uma linha de crédito específica para demandas como essa”, defendeu Vera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário